Angelina Jolie nomeada cidadã honorária de Sarajevo
A atriz norte-americana Angelina Jolie, que realizou recentemente um filme sobre a violência contra as mulheres durante o conflito na Bósnia (1992-1995), foi hoje nomeada cidadã de honra de Sarajevo, divulgou uma fonte oficial.
Com o filme "In The Land of Blood and Honey" ("Na terra de sangue e mel", em português, ainda em exibição em Portugal), no primeiro trabalho da atriz como realizadora, Angelina Jolie "contribuiu para preservar a verdade sobre os acontecimentos relacionados com a guerra em Sarajevo e na Bósnia", indicou o conselho regional da capital bósnia, em comunicado.
A atribuição desta distinção à atriz norte-americana, de 36 anos, foi aprovada por unanimidade pelo conselho regional de Sarajevo.
O cantão de Sarajevo convidou a atriz para participar a 03 de maio numa cerimónia solene, em que será atribuído um prémio que oficializa a distinção, explicou à agência noticiosa francesa AFP um responsável regional.
Este prémio é atribuído anualmente a cidadãos estrangeiros que contribuem para a promoção da humanidade, da democracia e da tolerância.
O filme realizado por Jolie, rodado em 2010, narra a história de uma relação amorosa entre uma jovem mulher muçulmana e um sérvio, que se reencontram em lados opostos após o início do conflito.
De acordo com associações locais, cerca de 20 mil mulheres, a maioria muçulmanas, foram vítimas de abusos sexuais durante o conflito bósnio, que fez cerca 100 mil mortos.
0 comments:
Enviar um comentário
Este espaço serve para todos expressarem a sua opinião, como tal, não se admite qualquer tipo de desrespeito ou gozo pelos outros visitantes ou pelo Casal Jolie-Pitt. Se não gostam da Angelina Jolie e/ou do Brad Pitt, tudo bem, mas respeitem quem é fã. Estamos sempre abertos a críticas construtivas, por isso, sempre que tiver uma, não deixe de dize-la.
Obrigado pela compreensão!