‘A Árvore da Vida’, com Brad Pitt, leva a Palma de Ouro
O filme The Tree of Life, de Terrence Malick, a respeito do impacto da morte de um filho sobre um casal, nos anos 1950, foi o grande vencedor da Palma de Ouro do 64º Festival de Cannes, encerrado neste domingo. Realizador recluso, que não concede entrevistas desde os anos 70, Malick foi representado no palco do Grand Theatre Lumière pelos produtores do filme, que é protagoniado por Brad Pitt.
O Grande Prémio do Júri, que equivale a um segundo lugar, foi concedido a dois filmes: Le Gamin au Vélo (Bélgica), dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, e Once Upon a Time in Anatolia (Túrquia), de Nuri Bilge Ceylan. O Prémio do Júri foi parar nas mãos do francês Polisse, realizado pela atriz Maïwenn, que descreve o quotidiano dos agentes do departamento de protecção ao menor, entrecruzando-o com as suas vidas privadas.
A categoria de melhor actriz foi vencida pela americana Kirsten Dunst, que co- protagoniza com a inglesa Charlotte Gainsbourg o filme Melancolia, do dinamarquês Lars Von Trier, banido de Cannes nesta semana por ter feito declarações de teor nazista. O prémio de interpretação masculina foi para o francês Jean Dujardin, pela sua performance como um astro do cinema mudo americano em decadência de L’Artiste, de Michel Hazanavicius.
O prémio de realização foi para o dinamarquês Nicolas WindingRefn, à frente da produção americana Drive, sobre um motorista sem nome que trabalha como duplo em Hollywood durante o dia e como motorista de criminosos em fuga à noite. O prémio de argumento foi para Footnote, do israelense Joseph Cedar, sobre a rivalidade entre pai e filho académicos. A Camera de Ouro, dado a um realizador estreante, acabou nas mãos do argentino Pablo Giorgelli, autor de Las Acácias.
O júri oficial, presidido pelo actor americano Robert De Niro, foi composto pelos realizadores Olivier Assayas, Johnny To e Mahamat-Salet Haroun, as actrizes Martina Gusman e Uma Thurman, os actores Jude Law, a produtora Nansun Shi, e a escritora Linn Ullmann.
Créditos: Abril
0 comments:
Enviar um comentário
Este espaço serve para todos expressarem a sua opinião, como tal, não se admite qualquer tipo de desrespeito ou gozo pelos outros visitantes ou pelo Casal Jolie-Pitt. Se não gostam da Angelina Jolie e/ou do Brad Pitt, tudo bem, mas respeitem quem é fã. Estamos sempre abertos a críticas construtivas, por isso, sempre que tiver uma, não deixe de dize-la.
Obrigado pela compreensão!